Anna Pavlova Matjeweja.
Com 17 anos apenas, atuou como primeira-solista no Teatro Imperial de sua cidade natal, do qual se tornou primeira-bailarina em 1906. Em 1905, foi primeira-bailarina de Michail Fokin em O Lago dos Cisnes (com música de Camille Saint-Saëns), a obra que a imortalizou. Pertenceu aos Ballets Russes que Serguei Diaguilev fundou em Paris com bailarinos de São Petersburgo e Moscou. Com este grupo, e mais tarde com a própria companhia, realizou várias turnês pela Europa, América e Ásia. Grande bailarina, destacou-se pela disciplina e pela técnica brilhante, a que uniu a grande expressividade de sua força individual. Em 1914, atuou pela última vez na Rússia.
Figurino que imortalizou Pavlova em forma de Cisne , hoje em Exposição em museu da Rússia |
"Deus Dá o talento, mas só o trabalho transforma o Talente em Gênio" |
Anna *-* Querida ANNA, dança que inspirou grandes e pequenos bailarinos gerações e gerações como a nossa, como a minha, Frases que mudaram meu pensamento, me fizeram erguer a cabeça e seguir em frente, pois como ela acreditava não se pode abandonar a vida artistica mesmo tendo fracassado nela, quando se experimenta a sensação de estar no palco, nas coxias, em meio aos figurinos e gritos de exaltação friozinha na barriga *-*, ela e minha Leskova sem dúvida são minhas grandes inspirações .
Gostou?? Quer saber mais sobre Anna Pavlova deixe seu comentário ou sugestão aqui mesmo no blog . ou se preferir vote na enquete do meu outro blog, thefaceofflowers.blogspot.com; Anna é uma das opções para próxima série de reportagens desse Mês, disponiveis nos tres blogs relacionados a arte- Sonhando Arte/ Ballet Bailarinas/ Thoughts the face of flowers, espero voces *-* Beijinhosss Ivy =D